133ª Festa PDF Imprimir E-mail

Festa de Santo Antônio promove mostra cultural de Leonardo Da Vinci

Reproduções de estudos, projetos e pinturas do gênio renascentista estarão expostos em um único local até dia 30 de junho.

A comissão de Festeiros da 133ª Festa de Santo Antônio, Padroeiro de Bento Gonçalves, promove no período de 28 de abril e 30 de junho uma exposição que reúne 50 reproduções de estudos, projetos e pinturas de Leonardo Da Vinci. A mostra estará aberta a visitação do público no antigo prédio da Vinícola Salton no centro da cidade defronte ao Santuário de Santo Antônio. A abertura oficial acontece nesta quinta-feira, dia 28 às 18h.

De acordo com Franco Imbrinati, proprietário dos documentos e organizador da mostra, o público poderá conhecer detalhes de estudos como do helicóptero, da bicicleta, de instrumentos de guerra e outros projetos que tornaram
Leonardo da Vinci o maior gênio da história.

“Conhecer a vida de Leonardo Da Vinci é na verdade, uma experiência que se lança num profundo e fascinante mergulho em de cinco séculos de história, marcado pela curiosidade que fazia de sua vida a mais autêntica de suas realizações, o que o tornou um grande e inigualável gênio renascentista de todos os tempos” revela Imbrianti.

Leonardo Da Vinci, artista plástico, cientista e escritor italiano, nasceu em 15 de abril de 1452 – no pequeno vilarejo de Vinci, nas proximidades de Florença. Autor de Monalisa, um dos quadros mais famosos da história, Leonardo era filho ilegítimo de um tabelião.

Um dos maiores pintores do Renascimento e, possivelmente seu maior gênio, por ser também anatomista, engenheiro, matemático, músico, naturalista e filósofo, bem como arquiteto, escultor e reinventor da fábula na Itália.

O grande mote do trabalho de Leonardo quer como artista,  quer como inventor e cientista, foi a observação criteriosa da natureza. Seus cadernos são um imenso laboratório de pensamento. Nas notas, estudos e rascunhos dedicados à hidráulica, ao vôo dos pássaros, ao movimento dos gatos, encontra-se um acurado explorador da natureza.

Para o festeiro Dirceu Franzoni, da comissão de cultura, a inteligência mecânica de Da Vinci ainda hoje impressiona todos os que examinam seus desenhos de engrenagens. “Suas idéias científicas quase sempre ficaram escondidas em cadernos de anotações e muitas delas estarão expostas em Bento Gonçalves” confirma Franzoni.

Leonardo da Vinci morreu em Cloux, França, em 2 de Maio de 1519, e de acordo com o seu desejo, sessenta mendigos seguiram seu caixão. Foi enterrado na Capela de São Hubert no Castelo de Amboise.

Serviço:
O que: Mostra das Reproduções de Estudos, Projetos e Pinturas de Leonardo Da Vinci
Onde: Prédio da Vinícola Salton, Rua Marechal Deodoro, centro, defronte Santuário de Santo Antônio
Quando: de 28 de abril a 30 de junho
Ingressos: R$ 3,00- Estudantes: R$ 2,00